segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017


O grupo de crianças e Jovens da Associação de Cultura Espírita de Alcobaça (ACEA) fez uma visita de estudo ao Lar Residencial do Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (CEERIA), no âmbito do tema em estudo para o presente ano letivo: OS SEIS SENTIDOS (visão, olfato, audição, paladar, tato e intuição).

No curto espaço de tempo desta visita, cerca de 60 minutos, fizeram-se Jogos de Caça ao Tesouro, em que pessoas, desde os 8 aos cerca de sessenta anos, se uniram fazendo uso das mais diversas (in)capacidades e, em conjunto, foram à descoberta de animais escondidos, sopa de letras, entre outros, levando à entreajuda, entre risos e gargalhadas, deixando esquecer as diferenças e sensibilizando para o quanto nos devemos auxiliar e amparar mutuamente.



À hora da partida, muito deixando ainda por vivenciar, recebemos umas guloseimas a juntar ao carinho, disponibilidade e coração cheio que trouxemos connosco, deste salutar convívio, pleno de interação e aprendizagem.

Deixámos “o mimo do espírito e o mimo físico” nas singelas frases de ânimo feitas pelo grupo de crianças e jovens da ACEA, embrulhadas em bonitos balões em formato de coração, em representação da gratidão pela forma como nos acolheram e integraram, num ambiente familiar e exemplar, e, como não poderia deixar de ser, oferecemos os dois últimos números do JdE, acompanhados pelos flyers elucidativos de O que é o espiritismo, Quem somos, Evangelho no lar e Não ao suicídio (este último elaborado pelo grupo de jovens do Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha).

Ficou a promessa do retorno de forma a complementar as atividades que não foram concluídas devido ao horário restrito, em virtude das restantes atividades a decorrer ao sábado na casa espírita, nesta parceria entre seres portadores das mais diversas capacidades, conjugadas nestas atividades interativas, que fizeram as delícias de miúdos e graúdos que puderam participar nesta visita.

Ficou ainda o convite para uma visita do grupo do CEERIA às instalações da ACEA, de forma a participar em atividades entre ambos os grupos, a desenvolver dentro dos parâmetros inerentes às faculdades de cada um. “Todos diferentes, todos iguais” é o lema desta ação.

Utilizando o método de Pestalozzi (mestre de Allan Kardec), iniciou-se este ano letivo a criação de uma única turma, com idades compreendidas entre os 8 e os 19 anos, permitindo que cada um se desenvolva individualmente dentro da mesma programação geral, conquistando autoconfiança, autorrespeito e em simultâneo, o mesmo perante o nosso próximo, desenvolvendo entre si o espírito de entreajuda, valorizando as diferenças que são uma mais-valia na complementaridade de todo o grupo, algo ainda tão difícil de encontrar nos nossos adultos.

Pretende-se assim desenvolver a consciência das necessidades inerentes ao Ser em desenvolvimento que todos somos, valorizando-nos por quem somos e dentro das capacidades que dispomos na atual encarnação, ao invés do “Ter”, materialismo exacerbado, ainda tão presente na nossa realidade atual. 

As atividades com este grupo de Evangelização decorrem aos sábados, das 14,30 horas às 15,30 horas e, como todas as atividades levadas a cabo pelas casas espíritas, são gratuitas.

Não se pretende tornar os “nossos meninos” espíritas, mas sim deixar-lhes a semente das leis divinas, do conhecimento do livre-arbítrio e da lei da causalidade, que permitem percecionar a vida de uma forma mais dinâmica e coerente, equilibrando a razão e o coração, mantendo a ligação à nossa realidade de ser espiritual em desenvolvimento.

Muitas outras visitas se encontram na manga, trazendo um mundo de descobertas ao grupo enquanto que, em simultâneo, se leva o espiritismo à rua, espalhando as sementinhas de luz e desmistificando os critérios dos menos esclarecidos e desatentos para a realidade da vida, desta feita, através das nossas crianças e jovens.

Fonte: ACEA – Departamento Infanto-Juvenil, 28/01/2017